Esperança

"Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida...
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança...
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol...
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho...
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós
Aonde Deus colocou...
Enquanto houver sol..." 


Esperança, sentimento que se mistura com a propria fe, inquestionavel. Sentimento que renasce das cinzas como se fosse uma fênix, indomavel por natureza, transformando todo sentimento de perda, dor, desilusão e derrota em pequenas frações existenciais. Esperança, sentimento divino que nos remete ao nosso "eu" interior, nos fazendo acreditar na nossa capacicade de suportar a dor que recai sobre os nossos ombros em certas situações da vida. 
Nos, seres humanos, esculpidos pelas mãos do proprio criador e feitos a semelhança do pai celestial, somos definidos pelas nossas ações, comportamento e crenças. Não estamos imunes as consequências de nossas condutas, sejam elas, boas ou ruins, morais ou imorais. Somos responsaveis por aquilo que fazemos e acreditamos, ou ate mesmo, quando deixamos de acreditar. Somos frageis, devido a nossa limitação e a nossa descrença. Somos frageis, pois somos feitos de carne e osso. A unica fortaleça que possuimos e o espirito, em sua totalidade. Abarcando sempre, questões relacionadas a fe e a esperança.
Nossos corpos são maquinas biologicas insuperaveis, perfeitas. Especialmente, quando nos referimos  a  mente, a racionalidade e a consciência humanas. Unicas, complexas e diversas uma da outra. Em contra partida, tambem somos seres altamente emocionais. Não precisamos de um dispositivo externo para nos fazer funcionar, embora, os nossos sentimentos se comportem como motores que nos impulsionam, controlam, instigam, comovem, etc.
Incrivel, como nos apegamos aos nossos sentimentos. Nossa fonte, essência de ser. Criamos valores e transformamos o modo como percebemos a nos mesmos e ao mundo em face desses paradigmas que vão sendo construidos ao longo de nossas vidas.  Por exemplo, a Esperança:  sentimento que amplia nossa percepção para o divino, uma vez que anda conjuntamente com a fe. Sentimento que trazem as concepções de resistência, força de vontade e determinação e que nos direciona a diversos caminhos. Bons ou ruins, não importa.
Ao mesmo tempo, ela esta ligada a uma utopia, um mundo subjetivo e imaginario que se constitue de expectativas, desejos e planos. A uma idealização de progresso, pois a Esperança nos conecta com os nossos sonhos, mantendo acessa, as chamas da fênix que nos fortalece de dentro para fora. "A esperança e a ultima que morre."

Homenagem aos alunos Ruy

Comentários

Postagens mais visitadas