E Mais Uma Vez, Não Nos Calaremos!
Apesar do temporal que se iniciou nesta manhã de segunda-feira, nada mudaria a trajetoria dos alunos que bravamente se uniram em prol de uma causa: protestar contra o descaso e a indiferença com os quais os novos administradores da Faculdade Ruy Barbosa (Devry), vem tratando direta ou indiretamnete com o corpo docente/dicente da instituição. Hoje, resolvemos dar um BASTA nisso tudo. Desde a quinta-feira da semana passada, nos programamos para entregar uma carta de repudio a faculdade, mostrando a nossa indignação, decepção e frustação em relação as mudanças do sistema, infra-estrutura e organização do curso de Direito e da faculdade como um todo.
Para enfatizar a nossa revolta, decidimos nos vestir de branco, para de certa forma, nos organizar melhor e, assim, enaltecer a nossa cumplicidade, união e camaradagem. O mais admiravel foi ver que todos (uma grande maioria), abraçaram esta causa, inclusive alguns alunos do curso de psicologia. Eles vinheram de preto, pois, inicialmente, foi a cor escolhida. Agradeço profundamente pelo apoio moral de cada uma dessas pessoas.
Em cada esquina da faculdade, um aluno vestido de branco. Alguns, somente a camisa. Outros, de branco dos pes a cabeça. Escolhemos a cor branca espontâneamente para protestarmos, sem refletirmos o seu real significado, embora, o nosso inconsciente soubesse desde o inicio. "É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito." Realmente, não poderiamos ter escolhido melhor.
Em cada pessoa, um ombro amigo e solidario. Um cumplice. Um revolucionario em potencial, mesmo que calado, a sua vestimentada ja dizia por si so. Um branco que esbaldava a nossa audacia, a nossa força de vontade e acima de tudo, a nossa esperança diante dos fatos ocorridos. Depois de tanto pestanejar, a faculdade resolveu conversar diretamente com os alunos do curso de Direito. Fiquei muito surpresa com essa atitute, afinal, todos esperavam que a faculdade não fosse se expor dessa maneira. Depois de quase uma manhã inteira debatendo e expondo nossas vertentes e opiniões com a professora e coordenadora Maria Mesquita (representando a faculdade), nos deparamos com diversas lacunas estruturais existentes na administração da faculdade que geram continuidamente, serios problemas na formatação do ensino da Ruy Barbosa. Tais como, a alta demanda de vestibulares pouco seletivos e que portanto, aderem um grupo massivo de alunos altamente despreparados para o ensino superior acadêmico. No que reflete em salas lotadas, desorganizadas e inadministraveis. Professores se desdobrando para atender a demanda de tantas turmas que por sinal, aumentam a cada semestre, etc.

A verdade e que me senti intimada e impotente diante da oratoria da professora Maria Mesquita. Realmente e impressionante o poder de persuação que a faculdade possui, embora, não tenha tido credibilidade. Eu pessoalmente, assim como muitos, não cairam na labia da faculdade. Afinal de contas, nos alunos, estamos cientes dos PROBLEMAS bastantes VISIVEIS.
Esperamos ter novas oprotunidades como esta, para estarmos frente a frente com aqueles que dirigem a Ruy Barbosa, e que supostamente, deveriam visar pelos interesses dos alunos em beneficio do bem estar de todos, assim, como de todos aqueles que fazem parte da instituição em geral.
Comentários
Postar um comentário