A Busca pela Felicidade
Mais uma vez, tive uma daquelas aulas impactantes do professor Nahom sobre Etica. Conversamos sobre as relações humanas. Qual o primeiro passo a ser dado para se aproximar de uma pessoa? Quais são os nossos maiores temores, quando iniciamos uma relação, seja ela, de amizade ou amorosa? Por que tanto necessitamos da aceitação e aprovação das pessoas para nos possamos sentir bem conosco mesmos? Questionamentos estes, que recaem sobre o comportamento do homem como individuo e como ser naturalmente social.
Assim como expressei em sala, acredito que e de fundamental importância, analisarmos a questão da adaptação primeiro, para depois nos referirmos sobre a aceitação dentro de um determinado grupo. Eu trago esta afirmativa com base na minha experiência de vida, destacando os momentos em que fiz intercâmbio para os Estados Unidos (2006-2007) e para a Irlanda (2010-2011). Neste contexto, as barreiras e obstaculos são ainda mais complexos, especialmente, por envolver questões culturais.
São nestes momentos em que nos deparamos com a necessidade de nos adaptarmos ao modelo de vida existente naquele determinado lugar, cidade, pais, etc. Aprendi que precisamos ser mais flexiveis ao julgar as culturas de outras nações e povos. Precisamos ser humildes, para refletirmos e avaliarmos o nosso proprio comportamento e questionar se realmente somos o que as nossas condutas, muitas das vezes, inconscientes, nos representam. Tambem aprendi que precisamos ser mais tolerantes com as diferenças existentes entre cada individuo e a sociedade que o compõe. Afinal de contas, o ser humano e plural, assim como o seu pensar.
O contato direto que tive com centenas de pessoas de varias partes do mundo, me fez refletir o meu proprio modo de ser e a questionar os conceitos, valores e normas que constituem o meu pais, como por exemplo, o conceito de felicidade, tambem debatido em sala de aula. Qual a verdadeira felicidade? Sera que ela se encontra em nos (em nosso interior), ou no nosso proximo? Por que sera que tanto ouvimos a respeito dessa tal felicidade e a buscamos desesperadamente? Aonde ela se encontra? Sera que de fato, somos pessoas felizes? Numa proporção ainda maior, sera que o Mundo (em sua totalidade e grandeza) e feliz?
Apesar de sermos seres individuais, não suportamos a ideia de viver isolados. A necessidade de nos comunicarmos entre si e de sermos compreendidos, nos instiga a criar constantemente, vinculos. Analisando sob uma prospectiva mais profunda, englobo o desejo do ser humano de se afirmar como individuo diante uma sociedade altamente plural. Talvez, a nossa carência, insegurança e medo fazem com que nos apeguemos as outras pessoas que participam direta ou indiretamente das nossa vidas.
Em geral, construir relações não e facil. Requer, acima de tudo, auto-conhecimento sobre si mesmo. A questão e que para conhecer a si proprio, implica em conhecer-se atraves de outras pessoas e pela forma como você as trata e se comporta diante delas. Requer transforma-se, no sentindo de moldar o seu pensar, sentir e o perceber o mundo ao modo de vida do outro. E olhar pela janela do mundo sobre a perspectiva do proximo, visualizando os fatos atraves dos seus olhos.
E se permitir mudar, crescer e amadurecer pelas experiências trazidas pelo convivio. Somente pelo convivio entre pessoas. O mais fantastico foi perceber o quanto somos influenciados pelos sentimentos, pensamentos e atitudes de outrem. O quanto refletimos e somos refletidos por aqueles que nos rodeiam e que portanto, compartilham um pouco de si. Sera que a Felicidade consiste em construir laços afetivos? Sera que consiste em aprender a se adaptar a cada situação que a vida nos proporcionar? Sera que e aceitar a nos mesmos? Independente da nossa cor, aparência, religião e condição social? Urge, refletimos. Levando sempre em consideração os valores morais e eticos. Não podemos condizer com a superficialidade com a qual as pessoas vem lidando uma com as outras... ou sera que a Felicidade significa viver na mediocridade? Não podemos permitir.
- "Happiness is wating what you have and not having what you want."
- "Happiness is wating what you have and not having what you want."
Comentários
Postar um comentário