A potência feminina


 

A potência literária feminina veio à tona no domingo (12/06), quando mais de 400 mulheres (dos 20 aos 60 anos) se agruparam nas arquibancadas do Pacaembu, em São Paulo, para reunir escritoras dos mais diversos gêneros literários. O evento, intitulado “Um Grande Dia em São Paulo”, foi organizado por Quatro Cinco Um (periódico independente brasileiro de crítica de livros) e pela Maré Produções Culturais (empresa responsável por produzir e gerir ações criativas no campo da cultura), para mostrar a representatividade das mulheres na literatura brasileira atual.

Imagino que você deve estar se perguntando neste exato momento: - Qual foi o objetivo em reunir todas estas mulheres em um estádio de futebol? Para fazer um registro fotográfico enaltecendo a atual ocupação de mulheres do campo literário em celebração à Feira do Livro, que se encerrou no próprio domingo. As organizadoras do evento tiveram como inspiração a foto histórica de Art Kane - que ficou conhecida como “Um Grande Dia no Harlem” - em que o fotógrafo americano reuniu os 57 principais músicos de jazz da época numa escadaria de uma casa, em Nova Iorque, em 1958. Ele ficou muito conhecido por seus retratos de músicos contemporâneos como Bob Dylan, Cher, Aretha Franklin, Jim Morrison, Janis Joplin, Rolling Stones e tantos outros artistas.

Vale ressaltar que o cenário inicial da foto seria a escadaria Patrícia Galvão (Pagu), no Pacaembu, localizada na região central de São Paulo. Porém, apareceram tantas mulheres para o evento que o local não comportaria todas elas, razão pela qual as arquibancadas do estádio foram escolhidas como o cenário final. E por ser um espaço predominantemente masculino, a presença de tantas mulheres simbolizou a força, o brilhantismo e a sagacidade com a qual o gênero feminino vem atuando no mercado literário, conquistando espaços que antes não eram possíveis por conta do patriarcado.

Esse incrível movimento literário tomou tanta força pelo país que mulheres de 20 cidades brasileiras se reuniram em suas respetivas regiões para tirar fotos de várias escritoras juntas, tornando-se uma ação de cunho nacional e até mesmo internacional, ao repercutir em cidades como Lisboa e Londres. A intenção é montar um livro com todas as fotos tiradas no Brasil e ao redor do mundo, de modo a mostrar os rostos de mulheres tão inteligentes, talentosas e empoderadas. Uma informação bem interessante sobre o movimento é que mulheres estrangeiras que publicaram em português no Brasil, também puderam participar.


E só compareceu quem já publicou algum livro? Claro que não. No evento realizado em Londrina, Paraná, a ideia foi justamente abarcar todas as mulheres que se dedicam de maneira árdua e passional à literatura, desde aquelas que escrevem romances, poemas, crônicas, ficção, livros teóricos, scripts de cinema, composições musicais e até mesmo quem mantêm blogs. Confesso que me senti muito representada neste lindo movimento.

De acordo com umas das organizadoras do evento: “Nunca, no Brasil, tantas mulheres escreveram e publicaram livros. Estamos vivendo um momento histórico na nossa literatura, digno de registro. Daí a ideia de convidar todas as escritoras que estiverem em São Paulo no dia da Feira do Livro para posarem juntas, representando parte da força desse grande e diverso movimento”. - Giovana Madalosso (escritora e colunista da Bazaar)

Que felicidade em poder compartilhar de uma informação tão importante e significativa. Afinal, as mulheres saíram do papel de donas de casa totalmente dependentes e submissas aos maridos para se tornarem verdadeiras empreendedoras e figuras ativas em vários setores no mercado de trabalho. Ficaram no passado aqueles velhos tempos em que lhes era proibido frequentar a faculdade ou sequer trabalhar para hoje, alcançarem os gloriosos dias em que escrevem a própria história. Esta grande conquista merece de fato a visibilidade e reconhecimento de toda a sociedade.

Que esta notícia seja inspiração para tantas outras mulheres que ainda não se firmaram no ramo literário, pois há espaço para todas brilharem. Quanto mais produções surgirem, mais diversa e rica será a literatura brasileira e a cultura do nosso país. Viva as escritoras deste país, a potência literária feminina que há no mundo e o fomento à educação e à cultura.


 

Fotos: Reprodução/ Folha de S.Paulo

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/06/mais-de-400-escritoras-se-reunem-para-registrar-pujanca-feminina-na-literatura-nacional.shtml

http://glbnews.com/url.html?p=https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/escritoras-londrinenses-reunem-se-para-foto-historica-3206755e.html

https://harpersbazaar.uol.com.br/cultura/escritoras-reproduzem-foto-de-art-kane-na-feira-do-livro/

https://jornaldaorla.com.br/noticias/38798-art-kane-jazz-portrait-harlem-1958/

Comentários

Postagens mais visitadas