Balenciaga: do luxo ao lixo
O
mais novo lançamento da marca de luxo Balenciaga – o “Paris Sneaker Destroyed”
(tênis estilo All Star detonado) – foi o assunto mais polêmico e comentado na
internet nestes últimos dias, especialmente no Twitter. A partir do momento em
que a grife espanhola publicou fotos dos produtos nas redes sociais, a marca
tornou-se alvo das maiores críticas e zombarias feitas por diversos
internautas.
De
fato as imagens dos tênis totalmente destruídos, sujos e puídos impactaram não
só o mundo da moda, mas a sociedade de um modo geral. Entretanto, a Balenciaga
já é mundialmente conhecida por lançar produtos excêntricos, inovadores e bem questionáveis,
a exemplo de: "dad sneakers" (2017), jaqueta de parca comprida, com
sete camadas de tecidos e estampas diferentes (2018), sapatos que marcam a
separação entre os dedos (2020), crocs com salto (2021), sacolas em formato de
saco de lixo (2022), botas de plataforma com manchas de tinta (2022), dentre
tantos outros produtos não convencionais.
Eu
diria que a excentricidade é o carro-chefe da marca. Ela realmente demonstrou,
ao longo de sua trajetória, ter a capacidade de criar objetos, desconstruindo
conceitos anteriores e inovando o uso deles. No entanto, o que para alguns soa
como genialidade, para outros é falta de bom senso e bom gosto. Porém, vale
ressaltar que as peças criadas por esta renomada grife são vendidas a preços altíssimos
e muitas delas se esgotam rapidamente após terem sido apresentadas nos desfiles
de moda ou até mesmo durante.
Não
é à toa que houve esta imensa movimentação na internet: para além da estética
grosseira e tosca dos tênis, o preço dos produtos chamou muito mais a atenção
do público: US$ 1.850,00 (aproximadamente R$ 10.000,00). Uma bagatela para não
se dizer o contrário. E apesar de uma quantidade considerável de pessoas está
simplesmente revoltada e incrédula com o valor das novas peças, cada um gasta o
seu dinheiro da maneira como quiser e bem entender. Aqui fica a reflexão de
como este setor é mantido por um pequeno segmento da sociedade que possui
dinheiro para comprar itens de luxo como se fosse água ou café.
Em
depoimento dado pelo diretor criativo da marca em uma entrevista, Demma Gvasalia
afirmou que a estética surrada do tênis está relacionada com a ideia de que ele
deve ser usado por muito tempo, de que o tênis poderia ser
usado por toda a vida. Este pensamento não deveria ser o óbvio? Ainda mais por
se tratar de uma aquisição de luxo? O conceito de custo-benefício reside
justamente na quantidade de vezes em que um produto é usado em comparação ao preço
investido nele, ou seja, o consumidor usufruiu a qualidade de vida do produto,
usando-o várias vezes por um determinado período de tempo, valorizando não só o
seu dinheiro como também, horas de trabalho.
Infelizmente,
a moda incita o consumismo desenfreado ao lançar tendências de curto e longo
prazo que são relançadas a cada nova estação do ano, mantendo um verdadeiro ciclo
vicioso para aqueles que seguem assídua e religiosamente a moda. Apesar da
ideia de Demma não ter sido inovadora, foi interessante no sentindo de uma
marca de luxo se propor a trazer este tipo de debate, pois vai contra a própria
sistemática da moda e do capitalismo. Mas com qual intuito? Apenas para
marketing de vendas e publicidade da grife? Se o único motivo for desta
natureza, a marca já obteve grande êxito com esta nova campanha.
É
muito surreal a quantidade de dinheiro que a moda movimenta no mundo inteiro,
sendo um dos setores da economia que mais polui e degrada o meio ambiente. A
mentalidade consumista, a indústria têxtil e os ciclos da moda, portanto,
contribuem para que uma parte significativa da sociedade continue comprando de
forma excessiva, mantendo elevadas produções em série espalhadas em diversas
fábricas que não se preocupam genuinamente com a sustentabilidade do planeta.
Na
tentativa de se comunicar e se aproximar da nova geração de jovens, que gosta
de militar em causas a favor do meio ambiente e sua preservação, Demma trouxe
esta provocação por meio do tênis destruído para questionar a moda e o luxo
diante cenários de extrema pobreza e guerra. Mesmo após tantos anos desde que
fugiu do seu país de origem (nascido na Geórgia, país que foi invadido pela
Rússia em 1991), ele não esqueceu a sua condição de refugiado e do sofrimento que
vivenciou naquela época.
De
acordo com a reportagem da CNN Brasil, “apenas 100 pares dos tênis
“extradestruídos” estarão disponíveis para compra por US$ 1.850. Enquanto isso,
a edição não limitada e as versões menos grosseiras estão sendo vendidas no
site da Balenciaga por US$ 495 e US$ 625, dependendo do estilo”.
OBS: Logo abaixo, selecionei imagens de algumas peças icônicas da marca.
Fotos:
Reprodução
Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/em-nova-colecao-balenciaga-lanca-tenis-destruidos-por-r-9-500/
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