Globalização


Globalização. Um dos fortes temas debatidos durante as aulas de Dermont, meu professor substituto. Tive uma conversa maravilhosa em sala, especialmente com Helena (Espanha) e Luiz (Brasilia). E muito interessante poder rever conceitos, ouvir diferentes pensamentos e prospectivas sobre o assunto e analisa-los com a mente mais aberta para novas ideias. Afinal de contas, o que e a Globalização? Este mundo, que para muitos, familiar. Entretanto, para outros, um mundo distante e desconhecido. Que contradição, não? Podemos considerar este fato, Globalização? Não posso acreditar que seja. Seria hipocrisia da minha parte se eu dissese que sim.
Acordos internacionais? Blocos economicos? Acredito que simboliza multi fatores. Muitos deles inclusive, dificeis de explicar. No meu ponto de vista, ao mesmo tempo em que esta tal Globalização inclui atraves do facil acesso as informações, aos meios de comunicação, transporte, etc... ela exclui. Acredito veemente que a Globalização, assim como o Capitalismo em si, são meios de extorsão. Estruturas criadas para favorecer somente a uma minoria rica e priveligiada. Desta forma, os ricos continuarão ricos e os pobres, cada vez mais pobres.
Por mais que tentamos esconder, ha sempre interesses por tras de toda e qualquer relação. Foi assim, desde o inicio da nossa historia. Foi assim com os indios, quando os europeus praticaram o escambo com as tribos indigenas no Brasil. Poderiamos então associar a Globalização com a colonização. Ao meu ver, ambos possuem similaridades. Eu me atreveria a dizer que ambas representam a mesma coisa, embora tenham mudado de nome. Para os que não se recordam, a colonização dos portugueses no Brasil devastou o pais. Exploração. Escravidão. Trabalho escravo. Devastação. Chacina... umas das consequências trazidas pela colonização portuguesa. Entre outros.
Se a Globalização realmente existe, por que então ha tantos miseraveis e tantas pessoas morrendo de fome? Por que então, pessoas são discriminadas pela sua cor e condição social? Cadê esta Globalização? Como pode haver pessoas morrendo de terriveis doenças, sem nem ao menos conhecer o nome das respectivas doenças? Como a Aidas na Africa? Acima de tudo, não terem dinheiro para investir em tratamento medico?
Como podemos considerar Globalização, se a propria ONU e dirigida por interesses politicos e economicos? Sem contar que nem todos os paise possuem representates dentro da instituição. A verdade e que a Globalização intensifica as desigualdades. Mesmo sem a permissão da ONU, o presidente Bush, representando os Estados Unidos, invadiu o Iraque. Como a vontade de um unico homem prevaleceu diante do mundo?
Como pode existir tanta informação sendo transmitida a todo instante atraves da internet, televisão, radios... e mesmo assim, existir pessoas que nem sabe escrever o proprio nome ou o nome do seu respectivo presidente. Infelizmente, e a realidade que vive o mundo. Enquanto existir, acredito que a Globalizção não passa de um simples conceito. Na teoria e uma coisa, na pratica, outra, totalmente diferente. Infelizmente, e assim que o mundo funciona. Quando vamos poder reverter esta situação? As unicas palavras que poderei dizer são: não ha uma globalização total, somente parcial. Que tal, mudarmos o nome para colonização novamente? Chega de enganar as pessoas! A mim, não enganam mais.

Comentários

Postagens mais visitadas