Eternidade

Eternidade, palavra que marcou a minha vida, assim como a vida de mais cinco pessoas. Por muito tempo acreditei que a eternidade fosse possível. Com o tempo, no entanto, fui descobrindo que tudo não passou de um mero sonho, uma utopia. Agora que vejo o mundo de outra forma, percebo que os momentos da vida foram feitos para serem vividos intensamente durante aquele tempo em que os fatos estão acontecendo ao nosso redor. Momentos estes, finitos. Depois de vividos, não há como retornar para eles. 

Por mais que desejamos voltar no tempo, não possuímos a capacidade de retornar no tempo, como mostram os filmes de ficção científica. Por mais evoluída que a nossa sociedade seja, a humanidade ainda não dispõe de uma máquina do tempo que nos transporte para aonde quisermos no tempo e no espaço. E talvez, nunca iremos conseguir esta façanha. Afinal de contas, momentos são únicos e o que os torna assim é justamente o fato de que eles jamais se repetirão. Podemos até viver momentos semelhantes, mas igual àqueles anteriores, jamais.

Percebi que entre o milésimo de segundos entre um momento e outro, se encontra esta tal eternidade. A lembrança de um acontecimento. Abstrata, mas ao mesmo tempo, tão real na nossa memória. E não há nada mais lindo do que a lembrança de um sorriso, de um abraço e de pessoas especiais aos nossos corações. A verdadeira eternidade se encontra em nossas recordações. Na nossa capacidade de recordar estes momentos e de revisitá-los em nossas mentes de tempos em tempos.

            Há diversos momentos que me marcaram profundamente e que marcarão para o resto da minha vida. Mas assim que eles se tornam passado, devemos deixá-los seguir seus respectivos rumos. Não me refiro a esquecer. Impossível. Eu me refiro a nos permitir viver os novos momentos que surgirão adiante. A eternidade não nos pertence, somente faz parte do nosso processo de aprendizagem. Por mais que tentamos mudar a realidade do homem e sua mortalidade, são fatos que jamais poderão ser mudados. Além de que não podemos viver do passado ou nos arriscaremos a cometer sempre os mesmos erros.

A vida está em constante mudança. Todos os seres mudam, inclusive, nós seres humanos, seres tão complexos, inconstantes e volúveis. O processo de mudança faz parte da natureza, como por exemplo, a larva que se transforma em uma linda borboleta. Talvez, a verdadeira eternidade se encontre através das mudanças da vida e se perpetue por meio dos significados e lições que ela nos proporciona.

A eternidade não se baseia viver do passado, tampouco, viver idealizando o futuro. Ela está no agora, em viver o presente. A eternidade, propriamente dita, está impregnada nas fotos, nas profundas recordações que elas nos trazem. Está na imensa saudade que sentimos de alguém. No coração que habita cada ser, enquanto ainda pulsa alegria e contentamento dentro dele. Está numa bela lembrança de um momento que foi muito bom. Nos sentimentos que cultivamos. No ciclo da vida que se recicla e se renova.

Não podemos viver de eternidade. Somente de momentos.

 

Com carinho, para Mine (diva), Kiu, Mia Vinha & Mila

 

Foto: Pinterest




Comentários

  1. Mana,
    Obrigada pela homenagem! Chegou enfim meu dia: Não posso deixar essa mensagem em branco...estou triste, muito triste com a leitura, devo dizer. Respeito o que você sente, mas quero que saiba que penso totalmente o contrario. ETERNIDADE é o meu passado, meu presente e futuro! Sabe porque? É isso que alimenta a minha vida, nutre meus sonhos e me faz uma pessoa feliz! Não é simplesmente uma lembrança, pois aonde quer que esteja ela me acompanha, me sustenta nos pequenos e simples fatos do meu dia-a-dia. Ela não é e nunca será apenas um momento! Eu a tenho em meu coração! Reflita direito no que realmente pensa....lembra o que eu disse: forgiveness! We always will be there, the 7 of us love you so much! Words they are tricky sometimes....but the heart will say the true!
    As I always say.."I WAS BORN TO LOVE YOU, EVERY SINGLE DAY OF MY LIFE"
    Bjocas from the Captain (rrrrr)

    ResponderExcluir
  2. Eternidade não pode, pra mim, ser propriamente dita, ou definida como você tentou neste texto fazer.
    Está sim, impregnada em meu coração e em cada gesto de carinho e cumplicidade entre nós. Nos pensamentos e nas fotos há lembranças de momentos maravilhosos... que marcaram, e que no ciclo da vida continuam se renovando, pois CONTINUAMOS nutrindo esse sentimento para que cada vez mais a gente possa desfrutar de momentos como os já vividos.

    ...e continuamos vivendo nossos momentos que "somehow" se eternizam dentro nós.

    ps.: Quando você "volta"?

    Love Mine.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas