Bonito ou Feio? Eis a Questão?



Um feio pode ser amado? Para a nossa sociedade atual, esta pergunta e realmente intrigante e muito facil de ser respondida: - Não. Por mais que esta resposta doa, e a verdade nua crua. Sabe por quê? Por que desde pequenos, somos ensinados a apreciar apenas o que e belo. Pois o feio machuca, distorce e contrasta com tudo ao nosso redor. Nos esquecemos de que a propria dor do nascimento, representa um dos mais lindos momentos na vida de qualquer ser humano, ou melhor, de qualquer ser vivo na face da terra. Nos esquecemos de que um dos maiores encantadores do amor e da felicidade, são os valores que trazemos dentro de cada um de nos. De que envelhecemos com o tempo e as únicas coisas que restam, são o nosso carater, dignidade e amor proprio.


Infelizmente, vivemos em uma sociedade de aparências. As pessoas são julgadas pelas roupas que vestem. Pelos objetos que compram. Pela cor da pele que possuem ou pela textura do cabelo etc. São infinitos os motivos pelos quais as pessoas são constantemente analisadas e julgadas. As que não se enquadram no perfil que a sociedade julga ser bonita, são estigmatizadas para o resto da vida. Totalmente excluidas. Que estupidez! A natureza e tão bonita pela sua diversidade e optamos por unifica-la. Somos uns tolos por acreditar que existe apenas uma maneira certa de amar, de viver, de ser...

Assim, como Socrates ousou um dia, tambem irei questionar a beleza idealizada por esta sociedade, por nos. Qual e a verdadeira beleza? Qual o real significado do belo? Por que mudamos tanto para nos moldar a este padrão de beleza? O que estamos tentando mostrar? Que somente aqueles que são considerados “belos” serão bem sucedidos, amados e felizes? Se for verdade, estamos diante de um conflito que jamais sera resolvido. Pois a indiferença distância as pessoas. As tornam insensiveis. As pessoas vivem infelizes, insatisfeitas consigo mesmas. Sentem-se vazias, incompletas por acreditar que não são bonitas. Em suma, se tornam escravas do padrão de beleza e vivem frustadas, tentando alcançar este padrão.

Nos cegaram para a verdadeira beleza. Ela se encontra em nos e não percebemos. Simplesmente, não queremos acreditar que a beleza se encontra nas pequenas coisas da vida. No respirar de um recem-nascido. De um sorriso. Do coração pulsando mais forte, quando estamos cercando de pessoas queridas. Da chuva regando a imensidão de lindos campos floridos, ou melhor ainda, regando terras secas e esquecidas. De cada despertar. Do nascer-do-sol. Do por-do-sol. Alguem dançando ao ouvir uma canção... inclusive, dançando na chuva! De amigos. Novos, antigos, pouco importa. Um abraço inesperado. Um beijo ardente. Do mais puro amor. De uma familia. Um lar. E muito mais. Não importa a aparência que tenhamos, somos lindos por ser quem somos. Somos unicos!

Aqueles que conseguem amar somente a si mesmos, verão apenas os seus reflexos no espelho e nada mais... viverão com uma projeção da beleza. Geometricamente perfeita, porem, oca por dentro. Podemos aprender a amar o que nos e diferente. Podemos nos surpreende com o que vemos. E mais, nos surpreender com o que sentimos! Especialmente, com a nossa capacidade de amar e aceitar o diferente, o exotico, embora extraordinario e exepcional. Diferente de quando nos deparamos com a beleza das capas de revistas. Sempre as mesmas imagens sem cor, sem vida, sem autênticidade.

Mais uma vez, pergunto: um “feio” pode ser amado? Não e obvio: -Claro que sim! Por que não? Do que você tem medo? De descobrir que toda a sua concepção de beleza se baseia em uma mentira? Aceite as diferenças, ou melhor dizendo, aceite tambem, as suas proprias diferenças. Seja você! E para aqueles que ainda não se conformaram... va cuidar da sua propria vida, pois quem ama o “feio”, bonito lhe parece!

Comentários

Postagens mais visitadas